TREINAMENTO FUNCIONAL, O QUE REALMENTE É?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Hoje tem se falado muito nessa modalidade de treinamento, mas a população em geral, quando questionada imagina que a modalida é praticada com a ajuda de bolas, arcos, cordas, camas elásticas, dentre outros.
Já trabalho com treinamento funcional a muitos anos, mas não específicamente nos moldes atuais encontrados. Se fosse simplista responderia que este tipo de atividade tem como foco treinar as qualidades físicas que o indivíduo precisa no seu dia dia para realiza-la com mais facildiade, sem lesões e dando assim autonomia. Apesar de ser uma verdade essa afirmativa e resumir a idéia, vamos nos aprofundar mais no assunto.
Seu corpo foi projetado milimetricamente para que aconteça reações tanto químicas, elétricas e mecânicas, com uma perfeição ímpar. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente e as outras partes corporais, desta forma utilizando os padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros, envolvendo a  integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento.
Realizando este treinamento temos o intuito de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Mas não vamos aqui diminuir a importância do treinamento tradicional, cada um tem sua importância dentro dos objetivos a serem alcançados. No entanto, a mistura dentro das séries de musculação é o que eu venho fazendo ao longo dos anos. Não um mix de exercícios irresponsáveis colocados de qualquer maneira simplesmente para dificultar a atividade, mas sim uma linha racional de treinamento.
Utilizando a periodização proposta pelo NASM ( National American Sports Medicine ) e respeitando a individualidade biológica e a especificidade objetivada de cada um dentro dos princípios do treinamento desportivo, os movimentos que compõem o Treinamento Funcional, realizados sobre uma biomecânica corporal correta, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.
O grande golpe do Treinamento Funcional foram realmente os exercícios motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um profissional capacitado, graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de ter um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do treinamento em qualquer atividade física é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.
Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.
Na MAIS SAÚDE FITNESS, temos essa atividade incorporada na musculação, desenvolvendo vários trabalhos com nossos alunos.
COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta