ESTOU GRÁVIDA MAS NÃO MORTA !

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
Estou GRÁVIDA, é uma ótima notícia mas não é um problema. Muitas mulheres ATIVAS, “param no tempo” devido a falta de conhecimento em relação aos exercícios físicos.
Diversos estudos tem demonstrado os verdadeiros benefícios para gestantes, se manter malhando ou começar a praticar atividade, mas devemos ser criteriosos, pois o treinamento deve ser bem planejado, promovendo assim a sua segurança e a do feto. Para isso procure um Profissional de Educação Física formado e especializado neste grupo especial, assim como o acompanhamento e interação do seu médico.


Iremos listar alguns dos mais importantes benefícios de se manter praticando atividade física:

  1. Manutenção ou melhora do condicionamento físico da gestante;
  2. Menor ganho de peso e adiposidade materna;
  3. Diminuição de complicações obstétricas;
  4. Menor risco de parto prematuro;
  5. Diminuição do risco de diabetes na gestação;
  6. Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea;
  7. Melhora da auto-estima e auto-imagem;
  8. Melhora da sensação de bem estar;
  9. Diminuição da sensação de isolamento social;
  10. Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.

A participação de grávidas em exercícios de baixa e média intensidade, normalmente não apresentam nenhum tipo de risco para a mãe ou para o feto. Não é recomendado sua participação em atividades mais intensas e esportes devido ao fato de existir risco potencial. Quanto maior o condicionamento físico da futura mamãe mais fácil será sua adaptação na atividade. 


Atividades de baixo risco

Grávidas que nunca fizeram atividade física e querem começar para melhorar a sua saúde e ter consequentemente uma melhor gestação. As mais recomendadas são: caminhadas leves, ciclismo indoor, yoga, tai-chi-chuan, hidroginástica, ginástica funcional e musculação leve, sendo esta ultima o maior ponto de controvérsia da área de saúde. 


Atividades de médio risco


ginástica, aulas com bolas, pilates, musculação voltada para a gestante é dentre esses exercícios o que tem polêmica e falta de conhecimento, uma vez que existem poucas publicações sobre o tema. Estudos utilizando treinamento de força com cargas moderadas, com respiração correta, sem compressão e evitando contração isométrica máxima, não tem demonstrado efeitos negativos, pelo contrário, muitos benefícios como o aumento de força e flexibilidade. O treinamento com pesos pode favorecer o fortalecimento muscular fazendo com que a grávida suporte melhor seu peso, melhore o centro de gravidade, controle o inchaço diminuindo a retenção hídrica o que aumenta a pressão, dores articulares como lombares e nos joelhos,  facilita  realizar tarefas do dia a dia, melhora a postura e da muito mais animo.

Atividades desfavoráveis


Qualquer exercício físico de alto impacto, ou esportes de contato físico e risco de trauma devem ser desaconselhados. Esportes como voleibol, bicicleta, basquetebol, futebol, esqui aquático, hipismo ou mergulho possuem grande risco para mãe e principalmente para o feto.


Conclusão


Sem sombra de dúvidas o exercício físico bem orientado traz vários benefícios tanto para a saúde materna, quanto para o feto, infelizmente sendo mal orientados o risco é enorme. É imprescindível o acompanhamento de um médico especialista para avaliar possíveis riscos e de um profissional de educação física, especializado e com experiência para a elaboração de um programa adequado.

Não inicie nenhuma seção de Treino sem a orientação de um profissional qualificado.


COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta