A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Prof. Fabricio Fouraux
Pós-graduações em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.
Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.
Olá amigos, não temos boas notícias quando falamos sobre a avaliação física, pois é um assunto negligenciado em muitos centros de atividade ou até realizado, mas de uma maneira incorreta, só para constar.
Infelizmente, é muito comum observarmos uma opinião negativa sobre o assunto, dos diversos praticantes exercícios. Muitas das vezes já fui questionado o porquê de realizar tal procedimento? Qual sua importância? Para que serve? O descaso com as rotinas de avaliação física é grande e pelo que pude perceber tem motivação na falta de informação e comprometimento dos profissionais envolvidos. Os problemas são muitos, mas os mais importantes são: imprecisão na coleta das medidas; equívocos na seleção dos testes, protocolos e fórmulas de cálculo; erros na interpretação dos resultados; utilização inadequada dos dados obtidos. Assim culminando em uma prescrição pobre prejudicando ou até não obtendo resultado.
Em muitos casos, a avaliação física é utilizada apenas como mais uma maneira de aumentar os lucros, não havendo nenhum benefício ao aluno e menos ainda aos professores que prescreverão seu treino. Daí vem à falta de vontade em estar fazendo tal procedimento, realmente sendo assim não serve para nada.
Obviamente, uma avaliação física imprecisa poderá comprometer a eficácia do treinamento ou dificultar a avaliação de seu progresso. Do mesmo modo, instrumentos de baixa qualidade, mal calibrados ou cuja manutenção não é feita de forma rigorosa também podem prejudicar a precisão de uma avaliação física.
A avaliação física inicial é fundamental para averiguar as condições do aluno, identificar suas necessidades, seu potencial e limitações. Somente com base nesses resultados podemos montar um programa de exercícios sério e efetivo, focado na busca do resultado. Sem este procedimento, torna-se impossível definir metas e traçar estratégias para alcançá-los. Sem a avaliação inicial, também não há como definir parâmetros chave de qualquer treinamento, como tipo predominante de atividade prescrita, volume, intensidade e sua periodização. De mesmo modo as reavaliações são importantes para que seja possível verificar os resultados do treino prescrito, se o mesmo está sendo efetivo para a conquista de seus objetivos. Desta maneira poderemos ter uma base concreta para mudanças no treino e não simplesmente no “achismo”.
A avaliação física deve ser realizada por um profissional especializado pós-graduado que já trabalha na área a um bom tempo, porque ela é o começo de tudo, da sua vida dentro da academia. Este profissional terá que ter conhecimentos em diversas áreas como fisiologia humana, anatomia humana, biomecânica, treinamento desportivo, grupos especiais (hipertensos, cardíacos, diabéticos, crianças, idosos, obesos dentre outros), lesões, treinamento de alto rendimento são alguns básicos. É nesta hora, com essa bagagem que os avaliadores identificam questões simples do dia dia que estão afetando o seu rendimento. Por exemplo, um avaliado relata ter dores cervicais e ombros no final do dia, o mesmo trabalha muito tempo na frente do computador e o avaliador identificou que falta ergonomia na mesa de trabalho, ocorrendo falta de apoio para os braços. Sendo assim esta fadigando as musculaturas cervicais, trapézio e manguito rotador o que causa tensão cervical e dor. São coisas simples do nosso cotidiano que tem uma análise mais profunda na mão de um profissional devidamente treinado. Desta maneira o mesmo poderá dar dicas para ter uma maior ergonomia como também fortalecer as musculaturas.
É claro que a avaliação física pode ser mais uma despesa para o iniciante ou praticante, mas não se pode esquecer que a principal função dela é fornecer base científica para o trabalho dos professores, além de permitir ao próprio aluno avaliar se os serviços que ele está contratando estão sendo realmente efetivos.
Não só devemos estar realizando avaliações físicas periódicas como vale a pena investir para que ela possa melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de educação física, garantindo maior satisfação aos alunos.
“COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta