CORRER DESESPERADAMENTE, CALMA NÃO É ASSIM!

18 Flares Filament.io 18 Flares ×

PROF. FABRICIO FOURAUX
PÓS-GRADUADO EM ANATOMIA, BIOMECÂNICA E MEDICINA DESPORTIVA.
MESTRADO EM ASPECTOS BIOÉTICOS E JURÍDICOS DA SAÚDE.


A corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no país e vários são os fatores que tem levado às pessoas a aderirem tal prática. A facilidade de acesso ao esporte, praticado em ruas, parques, praias, vias, academias, e por não exigir um alto investimento inicial, são alguns deles. Esses mesmos incentivadores podem ser grandes riscos se a sua atividade não for bem orientada por um PROFISSIONAL FORMADO, REGISTRADO E ESPECIALIZADO.  Hoje, não é difícil encontrar propagandas de corridas de 5, 10 e 21 quilômetros e até maratonas (42.195 km), oferecidos nos meios de comunicação, sendo esta uma aposta de diversas empresas para divulgação de seu trabalho, devido ao baixo custo e a associação de sua imagem a uma atividade saudável e de promoção da qualidade de vida. Realizar este treinamento generalizado, sem uma avaliação física e médica é negligenciar um dos princípios do TREINAMENTO DESPORTIVO – INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA. Assim como na musculação, cada pessoa deve ter seu set de treino, pois somos seres únicos, com atividades diárias diferenciadas, idade, gênero enfim, torna-se impossível admitir esta conduta no treinamento.

É possível afirmar que correr traz inúmeros benefícios (reduções na quantidade de gordura corporal e concentrações de triglicerídeos, LDL e colesterol total, redução da pressão arterial pós-exercício, aumentos de massa magra e óssea, melhora do sono, aumento da autoconfiança e otimismo frente aos desafios, melhora da auto- estima, entre outros), fundamentados em grande quantidade de estudos. Devemos também alertar que é altamente catabólica e para diminuir os impactos no corpo e prevenir lesões se faz necessário um trabalho na musculação voltado para corredores.




Um grande problema também são os praticantes, que realizam as corridas com o único intuito de emagrecimento, negligenciando técnicas corretas, volume de treino, se alimentando inadequadamente dentre outras práticas. A verdade tem que ser dita, emagrecer é relativamente simples só depende de quanto você ingere de calorias e quanto é seu gasto, independente das atividades físicas que faça. Em comparação a esse conceito que “só correndo vou emagrecer”, seria dizer que fazer abdominais é a unica maneira de perder barriga. 

Correr virou moda e um novo perfil de corredores tem surgido, na maioria não possui como objetivo maior subir ao pódio e conquistar as diversas premiações oferecidas. Esse novo público corre em busca de saúde, qualidade de vida, diminuição do estresse, socialização e bem estar. Quando existe o desafio, este parece ser pessoal, especificamente, em melhorar seu próprio tempo. Nessa perspectiva, podemos dizer que as grandes corridas se transformaram em eventos de lazer. O problema é que, como citado anteriormente, as distâncias percorridas são longas e não podemos ignorá-las. Correr acima de 5 km exige muito do organismo e pode representar um risco à boa parte dos indivíduos, em especial aos que não seguem as recomendações básicas para inicio de qualquer atividade. 

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA CORREDORES ANTES DE SAIR POR AI CORRENDO IGUAL A UM MALUCO:
  1. Realizar uma AVALIAÇÃO MÉDICA, cardiologista com teste de esforço, exame complementar simples como eletrocardiograma é freqüentemente realizado e junto com a consulta, já detectará a maioria dos problemas, doenças e fatores de risco que necessitem de avaliações médicas mais profundas.
  2. 2.    Realizar uma AVALIAÇÃO FÍSICA, Profissional de Educação Física.
  3. 3.    Treinar segundo a planilha prescrita pelo profissional que fez sua avaliação física ou por outro profissional, mas baseando-se na sua avaliação. Neste processo deve-se avaliar flexibilidade, força e resistência aeróbica para verdadeira prescrição.
  4. 4.    Realizar avaliação nutricional para adequação da sua dieta ao seu novo esporte.
  5. 5.    Usar roupas leves e tênis adequado.
  6. 6.    Comprar um medidor de batimentos cardíacos.

Portanto, seja qual for o seu objetivo com a corrida, seguir estas recomendações lhe proporcionará uma prática mais segura e com riscos diminuídos, para que você desfrute de todos os benefícios físicos e psicológicos desse prazeroso exercício. E ai, vamos correr?




COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
18 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 18 Filament.io 18 Flares ×

Deixe uma resposta