DOR NA COLUNA E MUSCULAÇÃO

1 Flares Filament.io 1 Flares ×
Por:
Prof. Fabricio Fouraux

Pós-graduado em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.

Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.


DOR NA COLUNA SEJA ATIVO E 

RESOLVA ESTE PROBLEMA!

Muitos alunos sentem algum tipo de dor, sendo que grande parte é localizada na coluna seja lombar, torácica ou cervical.

Quem nunca sentiu aquela dor ao se abaixar para pegar um objeto ou depois de ficar muito tempo em pé, correr, ficar muito tempo sentado, no final de uma viagem longa dentre outras várias formas. No entanto, nem sempre são preocupantes, pois não caracterizam problemas graves, são fruto do excesso e rapidamente da mesma maneira que apareceram, somem.

Hoje com a evolução da atividade física sabemos que devemos nos exercitar e fortalecer o corpo para que não soframos com esse tipo de dor. Ávidos por resultados rápidos muitos praticantes das atividades embarcam em supostas soluções que nem sempre tem fundamento técnico, oferecida por profissionais que não são especializados em LESÃO. Responda, iria a um médico ORTOPEDISTA, fazer exames CARDIOLÓGICOS? Porque procuramos Médicos ESPECIALIZADOS, perguntamos se são bons no que fazem, procuramos pacientes que já tiveram resultado e para cuidar da saúde através da atividade física não ligamos para isso? Normalmente as pessoas buscam um ambiente atraente, com máquinas modernas, aulas legais e bom preço. SAÚDE é o ultimo quesito.

Então parece que você está condenado a ter falta de qualidade no seu treinamento, e, eventualmente, correndo risco de se lesionar.

Particularmente os praticantes de musculação e que tem lesões nas costas tendem a se limitar não fazendo vários exercícios. O desconforto pode variar de leve pontadas ocasionais a crônicas, a dores longas e crônicas, mas um profissional especializado em treinamento Pós-Lesão saberá o que prescrever para que no futuro você tenha uma vida normal e bom convívio com a sua lesão. Uma distensão muscular, um disco danificado, uma doença degenerativa, ou o desgaste imposto pelo tempo pode ser gerado devido à má postura, técnica de musculação incorreta, o problema que pode levar um minuto ou anos para que você sinta a dor.

Uma discussão que acontece no meio acadêmico é a preocupação com os exercícios ditos como funcionais, Crossfit, que prometem fortalecer a musculatura da coluna, abdominal, estabilizar as articulações e com isso preparar o corpo para o dia. Não basta apenas o profissional saber executar os exercícios corretamente, assim como quem trabalha com musculação, pilates, ginástica dentre outros. Se o mesmo não souber de lesão irá piorar e muito a situação do praticante ou limitará sua atividade.

  
ENTÃO O QUE POSSO FAZER?

Primeiro Passo:

Realizar uma avaliação física de qualidade. Leve todos seus exames para que o profissional possa analisar e o mais importante, saiba qual a formação e capacidade dos profissionais que irão te avaliar.

Prestar atenção em sinais de dor podendo ser sintoma de lesão grave. Como?

Fraqueza, dormência ou ambos nos braços ou pernas é um sério motivo de preocupação. Perda da função intestinal ou da bexiga é uma emergência médica, assim como travamentos.

Dor nas costas não se limita a adultos ou praticantes de atividades físicas, em crianças também é um motivo de preocupação. A maioria das dores nas costas em crianças vem da postura com mochilas e ao sentar na escola, computador, podendo ser um sinal de alerta de escoliose, ou até mesmo compressões e hérnias.

A musculação prescrita por um profissional especializado em lesão é de extrema importância para solucionar de vez as dores, dando força e controle muscular. A maioria das dores que vão e vem de uma lesão muscular ou tensão do ligamento, são melhoradas por ter um núcleo forte de musculatura estabilizadora e preparada nos ângulos certos, reduzindo assim os impactos sofridos nas lesões. 

Não estou falando em treinar leve, mas sim com a técnica correta para cada condição física e evoluir no treinamento. Tenho alunas orientadas na academia com hérnia lombar que executam leg com 300 kg. Sabemos que equilibrar as forças de nossas musculaturas e ter flexibilidade é imprescindível para uma boa saúde.  Mas muitas pessoas ainda insistem em não malhar pernas no caso dos homens e as mulheres pegam leve nos braços, com medo de ficarem musculosas. Isso é um grande erro, o profissional irá prescrever o treino de acordo com seus objetivos descritos na avaliação.

Obviamente existem alguns exercícios que não são indicados como, por exemplo, o levantamento olímpico feito no Crossfitpara pessoas que tem hérnias lombares, devido à compressão dos discos.

.

Muitas dores são devido a má postura momentânea, tensões musculares e encurtamentos musculares. Relate qualquer tipo de dor ao profissional que te acompanha, persistindo sem melhoras, consultar o médico é fundamental para um diagnóstico da lesão o que irá orientar o profissional para adequação do seu treinamento.

Bons Treinos e Muita Energia na Academia.


COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 Flares Google+ 1 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 1 Flares ×

Deixe uma resposta