VARIZES SAIBA O QUE FAZER!

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Fabricio se eu fizer musculação vai aparecer mais varizes?

Prof. Fabricio Fouraux
Pós-graduações em Anatomia Humana, Biomecânica e Medicina Desportiva.
Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.
VARIZEZ
 
Uma pergunta feita várias vezes na academia, principalmente na avaliação física. Fabricio se eu fizer musculação vai aparecer mais varizes? Muitos profissionais sem conhecimento irão dizer que não, sem problemas, mas é uma mentira mal contada. A musculação deve ser feita sim, claro que tudo em excesso e sem a devida orientação de um profissional especializado pode fazer mal, mas deixar de se exercitar, com certeza, é bem pior. Devemos também alterar os métodos e exercícios que não podem sem feitos, principalmente se a carga do mesmo não tiver adequada para você.
Muitas pessoas são orientadas a fazer exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar dentre outros. Esses exercícios são excelentes para o sistema cardio respiratório, mas também são altamente catabólicos, o que vai piorar a situação, principalmente pela perda de massa muscular. Temos que ter em mente nada por si só é a solução dos problemas. Devemos fazer exercícios contra a resistência afim de fortalecer os músculos que ajudam no retorno do sangue venoso. O sedentarismo é um problema realmente grave nos dias de hoje e precisamos ter em mente que modificar nossa vida buscando hábitos mais saudáveis é imprescindível para estar fisicamente e mentalmente melhor e mais feliz.
Quando pensamos especificamente  nas varizes, temos que entender que elas  aparecem com mais freqüência nos membros inferiores, ou seja: pés, pernas e coxas. Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. Os exercícios ajudam e muito neste retorno do sangue, evitando o problemas maiores.
Evite as varizes fazendo atividade física! Nossa panturrilha funciona como um coração,  que bombeia o sangue dos membros inferiores para os superiores. Ao fazer exercícios, você está bombeando sangue para o corpo e, dessa forma,  melhorando a circulação de sangue nas veias e artérias, o que impede que o sangue pare em veias inutilizadas. Esse é um dos motivos de fazer musculação.
Mas por que as varizes aparecem? Vamos falar sobre três fatores principais que determinam o aparecimento delas. Vale lembrar que as varizes não tem cura, o que podemos fazer é iniciar o tratamento o quanto antes, de forma contínua, para prevenir problemas mais sérios, tanto com a intervenção médica de um angiologista, como mudança de hábitos do dia e treinamento específico na academia.
Genética
Filhos de pai ou mãe com varizes estão mais sujeitos a apresentar a doença. Se há casos na sua família, fique atento e procure fazer exames periódicos. Já deve ser relatado como histórico familiar e podemos começar um trabalho de prevenção na academia.
Hormônios
O problema está diretamente ligado às alterações de hormônios em nosso corpo, por isso, há mais mulheres com varizes do que os homens. Outro fator está ligado à gestação. Mulheres que tiveram mais de um filho estão mais propensas a apresentar varizes, quanto maior o número de gestações, maior a probabilidade.
Profissão
Como os nossos hábitos diários estão estreitamente relacionados ao nosso trabalho, algumas profissões podem contribuir mais para o aparecimento de varizes do que outras. Quem fica muito tempo em pé, deixa o sistema venoso sobrecarregado. Por isso, a importância do uso de meias elásticas medicinais como medida preventiva em determinadas profissões. Mas infelizmente as pessoas se preocupam com a estética e acabam por não usar prejudicando a sua saúde.
Ficar com a perna para cima ajuda?
Sim, mas não é possível ficar com as pernas para cima o dia inteiro, certo? No momento do descanso, vale elevar um pouco os pés da cama ou do sofá, pode ser que ajude no retorno venoso. Mulheres grávidas, por exemplo, que sabem que tem probabilidade de desenvolver varizes, devem andar, usar meias elásticas e fazer alguns períodos de repouso com as pernas para cima.
POR FALTA DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DE ATIVIDADE FÍSICA, VÁRIAS PESSOAS SÃO ORIENTADAS DE MANEIRA ERRADA, DESTA FORMA SEM TER RESULTADOS PARA SUA SAÚDE E ESTÉTICA. ISSO SE DEVE AO PARADIGMA QUE A MUSCULAÇÃO É PARA PESSOAS GANHAREM MASSA MUSCULAR E FICAR FORTE. GRANDE ENGANO, ELA É A ÚNICA ATIVIDADE NO MUNDO QUE PODE SER ADAPTADA PARA TRABALHAR COM QUALQUER TIPO DE OBJETIVO SEJA ELE PATOLOGIAS, ESTÉTICA, CONDICIONAMENTO FÍSICO PARA ATLETAS, REABILITAÇÃO DENTRE OUTROS, BASTANDO APENAS QUE O PROFISSIONAL TENHA PÓS-GRADUAÇÕES ESPECÍFICAS E ESPECIALIZAÇÕES PARA TRABALHAR COM ESTE TIPO DE PÚBLICO.
 
COLOQUE SEU CORPO NO LUGAR CERTO!
WWW.MAISSAUDEFITNESS.COM.BR
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
2 Comments
  1. Fabricio,
    Parabéns pelo artigo! Sou Cirurgiã Vascular e recomendo sempre aos pacientes a prática de atividade física para prevenção e como coadjuvante no tratamento de varizes! Também tenho um blog sobre assuntos relacionados com a minha especialidade! Dá uma passada lá para conhecer! http://www.pernaspraquetequero.com
    Parabéns novamente! Um abraço

Deixe uma resposta