CROSSFIT, ESPORTE OU TREINO? MELHORA A SAÚDE?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

CROSSFIT SAIBA MAIS!

CROSSFIT

Por:  Fabricio Fouraux – Pós-graduado em Anatomia, Biomecânica e Medicina Desportiva. Mestrado em Bioética e Direito da Saúde.

Todos falam, cada um puxando a sardinha para o seu lado,, uns falam que musculação é melhor, não bom é o funcional, que isso a parada é crossfit, ta doido TRX, fala serio correr, que nada nadar, nem vem é o spinning, pilates, plataforma vibratória dentre outros e o mais importante ninguém REALMENTE DIZENDO A VERDADE EM PROL DA CONQUISTA E DA VENDA. Treinar para muitos é uma atividade específica, mas a verdade que é relativamente simples não é o método mas sim a sua aplicação e a capacidade do profissional de adapta-lo para seu OBJETIVO e MELHORAR SUA SAÚDE. Como Bruce Lee dizia: – “Using no way as way, having no limitation as limitation.” (“Usando nenhum método como caminho, tendo nenhuma limitação como limite.”;). Você é um ser orgânico com uma fisiologia preparada para receber estímulos e se adaptar a eles. Pronto essa é realidade. Não ache que correr vai deixa-lo magro se não tiver uma alimentação adequada e tão pouco a musculação vai deixar a mulher musculosa se esse não for seu objetivo, muito menos o funcional vai fazer com que fique igual a um fisiculturista “GRANDE” e “DEFINIDO”, pior o Pilates não é para se recuperar lesão. TUDO VAI DEPENDER DO PROFISSIONAL QUE TE ATENDE ADEQUAR A ATIVIDADE CERTA PARA SEUS OBJETIVOS.

CROSSFIT

Veja o artigo: http://maissaudefitness.com/2013/02/19/a-verdade-sobre-o-treinamento-de-forca-para-criancas/

Inventamos um monte de desculpas, idéias falsas e sonhos ideológicos que temos mas sem aplicação prática. Não adianta realizar nada se um elo da corrente é fraco. Logo irá se partir e seus resultados irão por água abaixo.

Partindo desses princípios A MODA DO CROSSFIT vem crescendo, na velha e conhecida falacia ideológica do fitness nos EUA.
Um filme que mostra história real mostrando como é a atividade física nos EUA é o PAIN AND GAIN (http://www.youtube.com/watch?v=8wQ_R5yJvr4). Uma frase que me chamou a atenção foi a do sequestrado que ao perceber quem era seu sequestrador diz mais ou menos assim: Sabe porque nunca vai ser ninguém? Nunca vai ter nada? Porque você não tem um Diploma, nunca estudou. O cara era o seu próprio Personal Trainer, sócio da academia. Isso mesmo nos EUA para trabalhar na área basta fazer uma prova e obtém o título de treinador físico. Muita gente no Brasil usa esse título e também nem sempre formados.

MAS OQUE ISSO TEM A VER COM O CROSSFIT?
Quem criou e baseado em que?
Foi fundado pelo ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren e utiliza três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico. Cada um dos três conceitos é baseado numa área diferente de conhecimento, para que, no fim se chegue a um consenso que leva ao método de treino.
Seus pilares são 3:
1 – melhoria da Resistência cardio-respiratória; Resistência muscular; Força; Flexibilidade; Potência; Velocidade; Coordenação; Agilidade; Equilíbrio; Precisão;
2- O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, ou seja, fazer bem qualquer tipo de tarefa.
3 – Sistemas energéticos (muitos certificados não sabe nem quantos existem mas assim como no Mcdonald’s recebem tudo pronto).

Segundo o Dr. Stuart McGill, professor de coluna biomecânica na Universidade de Waterloo , o risco de lesões a partir de alguns exercícios CrossFit supera seus benefícios quando são realizadas com má forma em treinos cronometrados. Ele acrescentou existem riscos semelhantes em outros programas de exercícios de alta intensidade, mas observou que a comunidade online da CrossFit permite atletas para seguir o programa sem a devida orientação, aumentando o risco de forma inadequada ou técnica.
Estudo:
J Strength Cond Res. 2013 Nov 22. [Epub ahead of print]
A natureza e prevalência de lesões durante CrossFit treinamento.
Hak PT , Hodzovic E , B Hickey .
Informações sobre o autor
Abstrato
CrossFit é um, de alta intensidade, a força movimento funcional constantemente variados e programa de condicionamento que tem visto um enorme crescimento em popularidade em todo o mundo desde a sua criação, há doze anos. Houve muitas críticas quanto aos possíveis lesões associadas ao CrossFit de treinamento, incluindo rabdomiólise e lesões músculo-esqueléticas. No entanto até o momento não existe evidência na literatura para o fere e taxas sustentadas. O objetivo deste estudo foi determinar as taxas de lesões e perfis de CrossFit atletas sofridos durante rotina CrossFit treinamento. Um questionário on-line foi distribuído entre os internacionais CrossFit fóruns online. Os dados coletados incluíram dados demográficos gerais, programas de formação, perfis de lesão e uso de suplementos. Um total de 132 respostas foram coletadas com 97 (73,5%) ter sofrido uma lesão durante CrossFit treinamento. Um total de 186 acidentes foram registrados com 9 (7,0%) necessitando de intervenção cirúrgica. Uma taxa de lesão de 3,1 por 1000 horas treinados foi calculado. Não foram relatados casos de rabdomiólise. Taxas de acidentes com CrossFit treinamento são similares ao relatado na literatura para esportes como levantamento de peso olímpico, poder-lifting e ginástica e esportes de contato inferior competitivos, como rugby e rugby league. Lesões no ombro e coluna predominam, sem incidência de rabdomiólise obtidos. Para nosso conhecimento, este é o primeiro trabalho na literatura que detalha as taxas de lesões e perfis com CrossFit participação.
PMID: 24276294 [PubMed – como fornecido pela editora]

O QUE EU VEJO É UMA VENDA DE ATIVIDADE, COM METODOLOGIA NÃO ADAPTATIVA, EXERCÍCIOS COMPRESSIVOS PARA CRIANÇAS PREJUDICANDO SEU CRESCIMENTO DENTRE OUTROS. ATIVIDADE FÍSICA TE TORNA SAUDÁVEL, MELHORA SUAS CAPACIDADES FÍSICAS GRADATIVAMENTE. NÃO É ESPORTE, NEM DEVEMOS TREINAR COMO ATLETAS DE PONTA ATÉ AO PONTO LESIVO OU FADIGA TOTAL. INFELIZMENTE MAIS UMA VEZ A ÉTICA E O PROFISSIONALISMO CAEM DE JOELHOS EM PROL DO DINHEIRO.

Lembrando não defendo métodos, trabalho com a ciência em prol da saúde social. Independe da atividade eu tenho que buscar o melhor para meu aluno.

Referencias:
Fundação Bruce Lee, bruceleefoundation.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Greg_Glassman
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23439334
www.gease.pro.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta