POLÊMICA: Exercícios de 4 Apoios com Caneleira não funciona para glúteo?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Caneleira – exercício com 4 apoios funciona para o glúteo?

gluteo

Prof Fabricio Fouraux

Pós-graduado em Anatomia, Biomecânica e Medicina Esportiva. Mestrado em Bioética e Direitos da Saúde.

DEVEMOS SER CAUTELOSOS EM NOSSAS AFIRMAÇÕES. Mas é verdade que para glúteos seria de longe a melhor escolha para trabalhar esse grupo muscular. Comprovado por estudos científicos e gerando muita polêmica, o exercício com caneleira gera a discussão. Depois da minha Pós-graduação em Biomecânica já venho divulgando este conceito e a Mais Saúde Fitness foi pautada nesse conhecimento, principalmente porque aplicamos a ciência no treinamento e não o conhecimento empírico.

Exercício quatro apoios com caneleira para glúteo não funciona?

INFELIZMENTE na Educação Física atribuía-se que um músculo era trabalhado em um exercício com caneleira, apenas pela observação do movimento, planos e eixos segundo sua inserção proximal e distal.  Com as tecnologias que permitem verificar a ativação elétrica (EMG) eletromiografia demonstra cientificamente que alguns exercícios ativam músculos diferentes da observação e da sensação.

Tudo indicava que no movimento de extensão do quadril (quatro apoios) o glúteo trabalhava muito. A experiência do praticante também levava a conclusão, pois a fadiga era uma grande comprovação, assim como a dor tardia. Mas ocorre que em ciência precisamos provar e estudos de EMG mostram que o recrutamento das fibras do glúteo nesse movimento é bem pequeno, cerca de 30%.

ARRÁ, mas espere passar este tipo de exercício não é errado, simplesmente é pouco eficiente. Se o profissional prescreve este tipo de exercício na musculação, na pior das hipóteses está desatualizado ou passa a ser uma repetição do que ele vem vivenciando culturalmente mesmo que não tenha ciência. Quem nunca prescreveu na MUSCULAÇÃO este exercício? O mundo faz exercício para glúteos em quatro apoios, imagine mudar o conceito? Quebrar o paradigma da caneleira? INFELIZMENTE gera muita discussão, outros profissionais te olham atravessado, muito se fala e pouco se faz.

SEJA SINCERO, VOCÊ ACREDITARIA NA MINORIA DE PROFISSIONAIS QUEBRANDO OS PARADIGMAS?

A resposta seria um provável NÃO. Mas lembre-se “Toda unanimidade é burra” (Nelson Rodrigues).

Tudo se resume a uma questão física aplicada ao corpo humano, para ter resultados expressivos devemos procurar acompanhamento profissional, realizar uma alimentação adequada para suas atividades, descanso e dedicação.

Lembrando que deve-se fazer uma avaliação e cabe ao profissional a prescrição de suas atividades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
6 Comments
  1. o melhor exercícios para a musculatura dos glúteos são os agachamentos afundo o glúteo em quatro apoio com “caneleiras” serviria como um exercícios coadjuvante.

    • Exercícios coadjuvantes não existem, simplesmente seria a mesma coisa dizer que vou fazer flexão de tronco para fortalecer meu abdome. Existe um trabalho mas é pequeno, sendo assim é descartável. Em relação a afirmativa que os agachamentos são os melhores exercícios, também não seria totalmente correto, pois qualquer exercício de intensidade contínua e que faça flexão e extensão do quadril terá excelente trabalho e resultados.
      Abraços

  2. O que vc indicaria para quem tem uma leve condropatia e gostaria de trabalhar os glúteos, não aguenta mais fazer o agachamento com bola, para mim o aparelho que mais trabalhou essa região foi o smith, o qual por enquanto ainda não tive a coragem de retomar, pois descobri essa anomalia em novembro. O que sugeres…

    • Ola Misa,
      Primeiramente deveria fazer um trabalho de reabilitação, levar a ressonância para o profissional que te atende, para o mesmo restringir os ângulos de extensão e flexão do seu joelho. Trabalhar a flexibilidade dos músculos posteriores e principalmente do quadríceps para diminuir a tensão patelar. Para exercícios especificamente falando dos Glúteos poderá fazer vários desde cadeira abdutora, abduções no pulley baixo, extensão de quadril no pulley baixo, isso vai depender em muito do conhecimento técnico de que te atende, para não agravar a sua lesão.
      Veja o link sobre agachamento:
      http://maissaudefitness.com/2013/10/31/leg-press-x-agachamento-livre/

    • Olá Misa,
      Infelizmente é uma realidade que estamos atravessando na área da Educação Física. A cada dia o desinteresse por estudar é maior. Desta maneira não construímos conhecimento técnico e pior a sociedade fica desamparada. Mas estamos lutando para que isso mude.

Deixe uma resposta